UFSC/Campus Araranguá em conjunto com a ACADEPOL/S.C oferece o primeiro curso de formação continuada na modalidade EaD para policiais civis de Santa Catarina

29/04/2020 10:34

O Curso de Polícia Judiciária Eleitoral é o primeiro curso de formação continuada realizado na modalidade de Ensino à Distância(EaD), ofertado aos policiais civis pela Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL/S.C) em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina-Campus Araranguá. O conteúdo do curso foi elaborado pelos autores e  ministrantes: Alan Pinheiro de Paula (Delegado de Polícia), Diogo Bastos Medeiros (Delegado de Polícia) e Pedro Roberto Decomain (Promotor de Justiça) sob a  coordenação do Delegado André Luiz Bermudez Pereira, Gerente de Pesquisa e Extensão da ACADEPOL/S.C, tendo como objetivo analisar o procedimento de investigação de crimes eleitorais, desde sua tipologia, levantamento dos elementos de informação, até a conclusão do procedimento investigativo.

Este curso é um projeto piloto, desenvolvido no Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, com base na pesquisa da mestranda Janaina Covre Eugênio (Agente de Polícia Civil) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC), da linha de pesquisa Tecnologias Educacionais, com tema: Integração de Tecnologias Educacionais na Formação de Policiais Civis, sob a orientação do Prof. Dr. Giovani Mendonça Lunardi.

Diante dos benefícios que a Educação à Distância (EaD) apresenta: abrangência geográfica, flexibilidade, possibilidade de interação e atendimento a elevado número de alunos, desponta-se como uma solução aplicável e estratégica na formação continuada de policiais civis, como forma de atender às expectativas da sociedade em relação ao preparo e capacitação desses profissionais.

A EaD tem se mostrado como a modalidade de ensino mais adequada, capaz de conciliar o aspecto formativo de qualidade,  sem a necessidade de ausentar os policiais civis da atividade fim, tendo em vista a natureza do serviço prestado. Nesse contexto,  a educação a distância surge como ferramenta indispensável para a ACADEPOL/SC, pois simboliza uma nova forma de democratização e progresso do ensino policial.

Carga horária: 20h

Período: 27/04/2020 à 15/05/2020.

Desenvolvedoras do AVA (Moodle): Janaina Covre Eugênio e Natana Lopes Pereira

Tutores: Alan Pinheiro de Paula e Janaina Covre Eugênio

Autores/ministrantes: Alan Pinheiro de Paula (Delegado de Polícia), Diogo Bastos   Medeiros (Delegado de Polícia) e Pedro Roberto Decomain (Promotor de Justiça).

Coordenação:

UFSC/Campus Araranguá: Prof. Giovani M. Lunardi