Agente de Polícia propõe, durante pesquisa de mestrado, aplicação de uma metodologia diferente para o ensino dos policiais civis de Santa Catarina

17/11/2020 17:11

Em época da Pandemia de COVID-19 e onde o ensino EaD tem cada vez ganhado mais espaço, a dissertação de mestrado, defendida em 4 de novembro deste ano, pela Agente de polícia Civil Janaina Covre Eugênio, com o tema ?Integração de Tecnologias Educacionais na Formação Continuada do Policial Civil”, vai ao encontro desse momento, criando oportunidades e superação de desafios para a Educação do policiais dentro da Instituição. Ela propôs o curso de Polícia Judiciária Eleitoral, que é pioneiro no Brasil e o primeiro curso de formação continuada realizado na modalidade de EaD, ofertado a policiais civis do Estado de Santa Catarina.

 Com base na sua formação, Janaina buscou a integração de tecnologias e metodologias ativas da aprendizagem na formação continuada do policial civil de Santa Catarina, propondo a implementação de um curso na modalidade EaD, utilizando como estratégia a metodologia ativa PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). Trata-se do curso de Polícia Judiciária Eleitoral desenvolvido no ambiente virtual (Moodle) do Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. Após a execução do curso, os alunos participaram da pesquisa para avaliar a plataforma Moodle, a metodologia utilizada e o Curso em si. ?A análise das respostas coletadas apontou que o curso teve excelente aceitação entre os participantes. Demonstrou também que o objetivo principal do trabalho foi atingido e que o uso das tecnologias possibilitou a solução de alguns problemas enfrentados no processo de aperfeiçoamento profissional de policiais civis de Santa Catarina?, destaca Janaina.

 A realização bem-sucedida do curso de Polícia Judiciária Eleitoral, pela modalidade EaD, também estimulou a implantação na plataforma própria da ACADEPOL/SC. Essa implantação ocorreu no início do mês de maio de 2020 e a pesquisadora Janaina foi responsável, pela migração do curso para o ambiente virtual próprio da ACADEPOL/SC. O curso iniciou no dia 15/05/2020 e desde então, novas turmas têm sido formadas e capacitadas na modalidade à distância da ACADEPOL/SC.

“Nesse contexto, percebe-se o quão importante foi a contribuição teórica e prática desta pesquisa para o ensino policial brasileiro, em particular nesse novo momento da ACADEPOL/SC por se constituir em um conjunto de reflexões que possibilitaram a construção de um novo processo de capacitação policial através da educação à distância mediada pela metodologia ativa de ensino PBL. Além disso, o trabalho também contribuiu para a democratização, a dinamização e o progresso do ensino policial, concebendo novas perspectivas e culturas inovadoras na formação inicial e continuada de policiais civis de Santa Catarina”, enfatizou Janaina

Um pouco mais do curso de Polícia Judiciária Eleitoral
Foi o primeiro curso de formação continuada realizado na modalidade de Ensino à Distância, ofertado aos policiais civis do Estado de Santa Catarina pela ACADEPOL/SC, no período de 27 de abril de 2020 a 30 de maio de 2020, com carga horária de 20 horas aula. A tutoria on-line foi realizada pela pesquisadora Janaína ? que faz parte do corpo docente da ACADEPOL ? e pelo professor conteudista, Alan Pinheiro de Paula, e acompanhada pela Coordenação Pedagógica da ACADEPOL/SC.

 O material didático do curso foi desenvolvido pelos autores: Delegado Alan Pinheiro de Paula, Delegado Diogo Bastos Medeiros, Promotor de Justiça SC Pedro Roberto Decomain. A revisão ortográfica e de linguagem foi realizada pela Agente de Polícia Civil Márcia Cristiane Nunes Scardueli. O projeto gráfico, a formatação e a diagramação do material didático e a estruturação do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem foram realizados pela pesquisadora Janaina, dando origem à Cartilha de Polícia Judiciária Eleitoral e ao Curso de Polícia judiciária Eleitoral.

 Defesa de Mestrado:

Foi realizada em sessão pública de apresentação e defesa de dissertação de mestrado do programa PPGTIC/UFSC, campus Araranguá, para obtenção do título de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação da Agente de polícia Civil Janaina Covre Eugênio, com o tema ?Integração de Tecnologias Educacionais na Formação Continuada do Policial Civil”, e orientada pelo Prof. Dr. Giovani Mendonça Lunardi. A banca foi composta pelo Prof. Dr. Fernando José Spanhol (UFSC), Prof. Dr. Vilson Gruber e pela Agente de Polícia Civil, Profª. Dra. Márcia Cristiane Nunes Scardueli.

 Também participaram da apresentação da defesa da dissertação o Gerente de Pesquisa e Extensão da ACADEPOL, Delegado André Luiz Bermudez Pereira, o Gerente de Tecnologia da Informação da PCSC, Delegado Fernando Lúcio Mendes, o Delegado Alan Pinheiro de Paula e a pesquisadora do Labmídia/UFSC Profª Natana Pereira Lopes.

Isabel Muniz Corradini
Escrivã de Polícia Civil

Delegacia Geral da Polícia Civil de Santa Catarina

Gerência de Gestão de Pessoas da Polícia Civil
Coordenadoria de Valorização Profissional
Avenida Governador Ivo Silveira, 1.521, Bloco “B”, 1º andar, Capoeiras, Florianópolis SC
Telefone para contato: (48)3665-8364
Correio eletrônicogepes-valoriza@pc.sc.gov.br

www.policiacivil.sc.gov.